segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Biblioteca de Autores Bairradinos na Pedreira – Abertura com Sarau de Poesia de Natal

Tendo a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro decidido entregar a Escola Primária desactivada à guarda da Associação local, ACUREP, esta decidiu instalar lá uma Biblioteca aberta ao público em horários a designar.

Foi atribuído o nome de “Biblioteca Autores Bairradinos” pelo facto de nela se guardar o património da AJEB, Associação de Jornalistas e Escritores da Bairrada, mas também porque estarão disponíveis a maior parte das obras de muitos dos autores da Bairrada de que enumeramos alguns: Acúrcio Correia da Silva, Padre; Aida Viegas; António Breda Carvalho; António Capão; António da Silva Tavares; António de Cértima; Arlindo Vicente, livro de centenário com reprodução das suas obras; Armor Pires Mota; Arsénio Mota; Bento Lopes; Deniz Ramos; Fernando Alberto Tavares; Fernando Cardoso, extensa Bibliografia disponível; Idalécio Cação; Idália Sá Chaves; Isabel Cristina Pires; Isaltina Martins; João P Lemos; José Ferraz Diogo, traduções e publicações; Luís Serrano; Manuel Alegre; Manuel Alves, poeta cavador; Manuel Simões da Silva; Maria de Fátima Oliveira Domingues; Maria Judite Ferreira Santos; Mário da Rocha; Mário Nunes e Pedro França; Paula Alexandre Almeida; Paulo Alexandre de Almeida; Rosalina Filipe e Silas Granjo; Rosinda de Oliveira; Seabra Coelho.

Naturalmente que, com a disponibilidade que vários autores têm manifestado, esperamos vir a completar as suas Bibliografias e disponibilizar uma resenha o mais completa possível, para consulta das respectivas obras, quer na Biblioteca quer em outros locais de que tenhamos informação.

Assim, e para marcar a abertura ao público deste local, haverá um informal sarau de leitura de Poesia e de outros textos de Natal, no dia 20, Domingo, a partir das 15H30. Estará também disponível uma exposição sobre a Biografia e Bibliografia de Autores do Concelho, cedida pelo Museu da Palhaça.

Apesar da exiguidade do local, sala única, prevê-se, ao longo do próximo ano, efectuar audições de música, em especial assumindo os velhos discos de vinil, bem como promover períodos para consulta de livros de temas específicos, com a colaboração quer das bibliotecas particulares, quer com o contributo pontual da Biblioteca Municipal. Dos temas previstos salientamos a Educação, livros sobre “teorias”, didática e pedagogia, e literatura africana e sobre África.

Actualmente esta Bibliteca possui cerca de uma centena de livros sobre Internet, linguagens de programação e outros, algumas centenas de romances, algumas dezenas de livros técnicos e escolares, e as obras de autores Bairradinos. Continuará a ser enriquecida com a contribuição dos habitantes do lugar e das pessoas que se diponibilizarem para isso, pois ainda está muito carenciada de obras de publicação mais recente.

Sem comentários: