sábado, 18 de setembro de 2010

África, Arte, Artesanato e Cultura

África, Arte, Artesanato, Cultura
Entre os dias 4 e 11 de Setembro esteve patente ao público, no salão da ACUREP, uma exposição sobre o tema em epígrafe: Vários quadros, esculturas e peças de artesanato, acompanhadas de textos informativos que relatavam não só as características da arte e cultura de África, como também referiam que este continente foi o Berço da Humanidade.
No dia 08SET houve uma mesa redonda e poesia, trabalho orientado por Grangeia Seabra, onde foi oportunidade para fazer o périplo pelos temas que actualmente fazem do Continente Africano notícia: os desastres climáticos, as guerras, os refugiados... Mas também, após a escravatura e o colonialismo as indepêndencias e a reorganização social, politica e económica dos novos países. E numa altura em que a Europa e a América atravessam problemas sérios de carácter económico, África aparece como um destino possível para a emigração, ainda que complicada e muito difícil.
A dedicação e a entrega colocadas pelas Associações, em disponibilizar informação e em realizar actividades culturais, choca com o pouco interesse demonstrado pelas populações e com o pouco apoio dos órgãos de informação. E acreditamos que neste momento, no nosso país, é prioritário e urgente o desenvolvimento sócio cultural, assente em objectivos claros, quer das populações quer das instituições.

Actividade recreativa e desportiva
Uma equipa da ACUREP participou no Campeonato Nacional de Clubes, em Bridge, que teve lugar no último fim de semana no Casino da Figueira da Foz, tendo ficado qualificada em 4º lugar com 69 pontos. A equipa da Bairrada (Mealhada) ficou em primeiro com 106 pontos, Tiro e Sport (Coimbra) 79, Baleal (Lisboa) 78 e Leiria 37. Convém referir que as equipas de cada clube são compostas normalmente por seis elementos cada.

No dia 19 a ACUREP promove uma Caminhada na região, com concentração no largo da Associação a partir das 09H00, e com almoço convívio no final. As inscrições para o almoço devem ser efectuadas até à 6ª feira anterior por razões óbvias.

Sem comentários: