segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ASSEMBLEIA GERAL

ACUREP
Associação Cultural e Recreativa da Pedreira

Plano de Actividades da ACUREP para 2011

A ACUREP, Associação Cultural e Recreativa da Pedreira, face a um ano um pouco mais atribulado e menos motivante pela demissão de muitos dos habitantes da Pedreira quer face ao processo eleitoral quer face a algumas actividades programadas, considera que o próximo ano de actividades deverá ter uma maior acutilancia na sensibilização dos associados, ou seja, de todos, mas de todos os habitantes da Pedreira. Como actividade prioritária para este ano que entra prevê-se o investimento na pintura da sede e capela com a reparação do telhado para evitar males maiores no futuro. No caso da Biblioteca ter-se-á de abrir e reparar os WC, e ligar a água. Algum “estuque” do teto caiu mas temos de ir vivendo com isso até termos possibilidade de uma reparação mais profunda caso a utilização das instalações o justifique. O Senhor Presidente da Câmara insurgiu-se contra a área circundante da escola por denotar algum abandono. A verdade é que as ervas foram todas cortadas pelo presidente do Conselho Fiscal e pelo presidente da Assembleia mas voltaram. Aguarda-se agora uma “queima” efectiva por meios químicos a fim de gradualmente conseguirmos uma área agradável. E fundamental apostar na Biblioteca, pela leitura, local ou com empréstimo de livros, leitura em voz alta, pelas audiçoes de música, pela formação em computadores já que há pessoas interessadas, etc. Na sede, no salão, e zonas próximas, vamos procurar mais apostar no Bridge, nos torneios de malha, sueca, Xadrêz e Pong Pong, BTT e Cicloturismo, bem como nas nossas habituais participações na Quinzena Cultural da Palhaça e no Viva as Associações.
O Magusto e o Concurso de Jeropigas, o Baile da Fonte, o Almoço – Convívio. As Exposições de pintura, de artesanato (africano e outro). Actividades de poesia no salão pois já verificámos que o espaço da Biblioteca é reduzido para receber um número mais alargado de pessoas.
Para lá disso vamos procurar que a Feira dos Rojões e da Broa continue a ter um âmbito mais amplo criando a feira das utilidades e talvez das velharias em consonãncia com outras instituições.
No dia do Corpo de Deus consideramos que os responsáveis pelo sector religioso talvez devessem procurar promover uma missa campal da parte da manhã se houvesse disponibilidade do Prior da Freguesia ou de um Padre amigo. A entrega da organização da festa a uma comissão de pessoas sempre atarefadas talvez não tivesse permitido os resultados habituais. Agradece-se a disponibilidade mas ainda se aguarda a entrega da relação dos donativos para consulta dos interessados, uma vez que constitui a contribuição anual de todos para a Associação, e a apresentação de contas. Convem recordar que não se cobram quotas, que todos os habitantes da Pedreira são sócios da ACUREP, e que é considerada quota a sua contribuição por altura do Baile da Fonte.
E depois a ACUREP continuará com as actividades a que já nos habituou: O Passeio Temático, o Festival de Jazz, os Torneios de Bridge, os Saraus de Poesia, enfim, as actividades que todos dinamizarmos em conjunto, pois a Associação existe para todos nós, os habitantes da Pedreira das zonas mais próximas. E não vamos esquecer o Natal e a passagem de ano.

Calendário (datas a designar):
Baile da Fonte – ; Ciclo Turismo e Almoço Convívio – ; Exposição de Pintura – ; Exposição de Arte Africana – ; Sarau de Poesia – ; Feira dos Rojões e da Broa – ; Torneio de Bridge da ACUREP – : Torneios de Xadrez e Ping Pong – data a designar; Festival de Jazz – ; Passeio Temático – ; Torneios de malha e Sueca – NOV; Magusto e Concurso de Jeropiga – ; Quinzena Cultural da Palhaça – Junho; Viva As Associações – MAI. Pedreira, 29 de Janeiro de 2011

O Presidente da Direcção,
Manuel de Jesus Almeida

ACUREP
Associação Cultural e Recreativa da Pedreira


Relatório de Actividades da ACUREP – 2010

A ACUREP, Associação Cultural e Recreativa da Pedreira, apesar de não ter cumprido na íntegra o Plano de Actividades, por razões várias, chega ao fim do ano com a sensação de não ter efectuado um trabalho profícuo e útil à população da Pedreira e dos lugares confinantes. A população da Pedreira é reduzida e talvez algo envelhecida, havendo poucas crianças e jovens. Mesmo assim realizou-se sempre a festa do lugar, o Baile da Fonte, ainda que este ano entregue a uma comissão “independente” que não teve ainda oportunidade de comunicar aos associados o resultado do peditório e o “Role” nem as contas da gestão efectuada para que os próximos possam rever algumas falhas e promover um Baile da Fonte cada vez mais apelativo. A Feira dos Rojões e da Broa decorreu como habitual, com alguns cuidados para não haver surpresas com o vento e a chuva.
Realizaram-se alguns torneios de Bridge por iniciativa da ACUREP e a solicitação da Associação de Bridge do Centro que viu na capacidade organizativa da ACUREP a solução para os torneios regionais, o que muito nos honra, tendo estas realizações, quanto a gastos, tido sempre resultados positivos.
As actividades religiosas continuaram a decorrer de forma regular segundo a orientação das pessoas que assumem habitualmente essa responsabilidade.
Quanto às actividades já consideradas habituais como o Baile da Fonte, o Almoço – Convívio entre os habitantes da Pedreira, o passeio temático, o Magusto e o Concurso de Jeropigas, decorreram bem. Espera-se que no próximo ano se dê mais atenção também à realização do BTT e do Cicloturismo, apesar de pensarmos que a Biblioteca deve priorizar os objectivos da Direcção.
Também se espera uma maior colaboração no Ping Pong, nos Torneios de Xadrêz, de malha e de sueca, bem como nas nossas participações na Quinzena Cultural da Palhaça e no Viva as Associações.
As Exposições de pintura, de artesanato (africano e outro), que este ano tiverem algum sucesso, são de continuar e ampliar.
Esta direcção agradece a colaboração de todos e espera que todos continuem a colaborar para efectuar actividades cada vez mais exigentes para que a nossa Associação continue a ter a consideração das entidades oficiais e particulares como até aqui tem tido, e se possa engrandecer, em prol do desenvolvimento sócio cultural do lugar da Pedreira, do Concelho e da Região.

Pedreira, 29 de Janeiro de 2011
O Presidente da Direcção
Manuel de Jesus Almeida

Sem comentários: